Alguns leitores me pedem ajuda como controlar as despesas mensais e como conseguir chegar ao final do mês com saldo positivo, muitos se queixam que chegam a meio do mês já com o dinheiro contado e que não chega para as despesas.
Se estamos a gastar mais que aquilo que ganhamos é preciso cortar despesas, para conseguir controlar as despesas e ver onde cortar o primeiro passo é registar todos os dias as despesas daquele mês, todas mesmo, desde um simples café, a uma consulta médica ou um jantar fora com amigos.

Em cada parcela apontar em que é que foi gasto aquele dinheiro, para depois no final do mês se verificar no que podemos cortar, é preciso ser selectivo e cortar com todos os pequenos luxos, principalmente em casos de endividamento.
Depois todos os meses devemos registar as despesas para ir controlando os valores e verificar se não há nada que está a escapar, quando perceberem que já conseguem ver o valor médio das despesas mensais em cada parcelas das despesas mensais, um valor para o crédito, outro para o condomínio, um valor para combustíveis, outro para compras, nessa altura o melhor é fazer um orçamento familiar e tentar todos os meses ficar abaixo desse valor ou pelo menos não ultrapassar os valores estipulados no orçamento.
No mês que ultrapassarmos alguma despesa devemos descontar no mês seguinte, torna-se um exercício a ver o que somos capaz de poupar, se forem decididos em mudar e atingir a estabilidade financeira vão ver que conseguem obter grandes poupanças que anteriormente nem imaginavam.
O importante é agir sempre com espírito de poupança 🙂
Deixa um comentário