Para quem prefere fazer o preenchimento do IRS e respectiva entrega em papel, já começou o prazo para o fazer, mas a entrega depende do tipo de rendimentos e da entrega ser em papel ou online:
Datas de entrega, rendimentos da Categoria A e H, trabalhadores por conta de outrém e pensões:
– Em papel: de 1 a 31 de Março
– Online: de 1 a 30 de Abril
Restantes categorias:
– Em papel: de 1 a 30 de Abril
– Online: 1 a 31 de Maio
Antes de fazerem o preenchimento do IRS, devem verificar se possuem todos os documentos necessários e organizar também os documentos relativos às deduções.
No caso de fazerem o preenchimento via internet, eu prefiro porque é mais fácil, rápido e com outras vantagens, como podem ver neste post, esta é a altura ideal para verificarem se têm os códigos de acesso ao portal das finanças e se estão a funcionar correctamente, caso contrário devem solicitar o envio dos códigos para casa, para que cheguem a tempo do preenchimento sem atrasos.
Optando pela entrega online, o melhor é preencher logo no ínicio, uma vez que no caso de terem reembolso serão dos primeiros a receber.
Não se esqueçam também de recordar vizinhos, familiares e amigos da obrigação de preencher o IRS para pensionistas, se tiverem mais dificuldade em preencher podemos sempre dar uma ajuda, é importante saberem que se recebem um valor acima de 4.014€ são obrigados a preencher o IRS, é algo que não custa nada e evita possíveis coimas no futuro.
Afinal, como eu costumo dizer, nunca ninguém ganhou nada a pagar coimas ou multas, por isso o melhor é cumprir sempre.
E se forem trabalhadores independentes, verifiquem o post acerca do anexo SS para saberem se são obrigados a preencher.
O preenchimento do IRS também é uma forma de algumas familias reaverem dinheiro que pagaram ao longo do ano, por isso é também uma forma de poupar 🙂
Deixa um comentário