Já tinha visto várias receitas de pato assado no forno com laranja e por isso foi altura de experimentar também uma forma diferente de fazer pato, uma vez que cá em casa faziamos mais vezes arroz de pato simplesmente.
Por isso aproveitei um pato que comprei em promoção e mãos à obra, foi um pouco improvisado tirando uma ideia daqui e outra dali.
Ingredientes:
1 pato
1 limão
2 laranjas
1 folha de louro
2 dentes de alho
sal, piri-piri e knorr (ou caldo de carne caseiro)
Modo de preparação:
Como o pato estava congelado, tirei no dia anterior para descongelar, no dia seguinte temperei o pato e deixei a marinar até ao final da tarde, fiz uma pasta com o knorr desfeito num pouco de sumo de limão, os dentes de alho um pouco esmagados, sal e piri-piri e barrei bem por todo o pato, incluindo o interior, depois reguei com o sumo de 1 limão e de uma laranja, coloquei a laranja espremida por cima do pato para largar todo o sumo, juntei também uma folha de louro à marinada.
Quando cheguei a casa, pré-aqueci o forno a 180º. Entretanto coloquei o pato no tabuleiro junto com a marinada num tabuleiro, como era bastante sumo não acrestei mais qualquer líquido, depende do sumo que der a laranja e o limão e depende também do tamanho do tabuleiro, eu usei um pirex. Parti a outra laranja ao meio e coloquei metade dentro do frango que coloquei virado para baixo, a outra metade parti em dois e distribui pelo tabuleiro.
Levei ao forno até o pato estar assado, foi cerca de 1 hora e 30 minutos, de vez em quando fui regando com o molho e verificando se não tostava de mais.
Servi acompanhado com arroz dos miúdos de pato, receita que partilharei em breve, com umas rodelas de laranja.
Ficou muito bom, apesar de aqui em casa continuarmos a preferir arroz de pato no forno, no entanto esta é uma receita deliciosa.
Custo: Esta receita teve o custo apenas do pato e do arroz, porque de resto era tudo caseirinho 🙂 Ou seja teve um custo de 6,35€. Não é a receita mais económica, mas é uma boa receita para variar.
Bom apetite e boas poupanças 🙂
Deixa um comentário