O aquecimento a lenha é uma opção mais económica para muitas famílias, principalmente quando têm lenha a custo zero, mas mesmo comprando lenha é uma opção que ficará mais barata que a conta da electricidade ou do gás, requer apenas um pouco de investimento inicial, principalmente na compra de um recuperador de calor, que aquece mais e ajuda a gastar menos lenha.
Nalguns casos um recuperador de calor basta para aquecer a casa inteira, quando é pequena, ou sendo de dois pisos poderá haver a possibilidade de aproveitar o calor da chaminé, quando a casa é grande a solução poderá passar por aquecimento central, quando já existe a instalação, uma solução bastante dispendiosa para a maioria das famílias, mas que será recuperável ao longo do tempo.
Bom, mas isto não é uma lição da melhor forma de aquecer a casa, mas sim para quem já tem recuperador de calor, certamente que não é diferente dos outros e a porta fica suja com facilidade.
Podem existir muitos produtos para limpar o vidro do mesmo, até um simples limpa vidros, mas todos eles serão um pouco corrosivos para o ferro do recuperador e com o tempo vão criando ferrugem e estragando o recuperador, que não é o que se quer.
Nós cá em casa limpamos o vidro simplesmente com água e cinza, foi uma dica dada pela pessoa que nos vendeu o recuperador e tem sido bastante eficaz.
Com um pano, reutilizado de roupas velhas, um pouco de água e um pouco de cinza é fácil limpar o vidro do recuperador, sem substâncias corrosivas.
Cá está uma foto de antes e depois
E vocês como limpam o recuperador de calor? Alguém limpa da mesma forma?
Deixa um comentário