Comprei outro dia massa folhada no LIDL a bom preço, como entretanto não gastei coloquei no congelador, porque sabia que iria ser útil em breve, como é rectangular não é prática para uma tarte de nata, mas é muito boa para um folhado por exemplo, e foi mesmo para isso que a usei.
Haviam também já bastantes sobras de várias refeições de frango, então pus mãos à massa e fiz um delicioso folhado de frango.
Fiz um recheio muito semelhante às empadas de frango com pequenas alterações, vamos aos ingredientes:
– 1 massa folha rectangular
– sobras de frango já desfiado
– 1 cebola pequena
– 1 colher (sopa) de farinha
– 1 copo de água
– 1 colher (sopa) polpa de tomate
– azeite e piri-piri q.b.
– 1 ovo para pincelar
– sementes de sésamo
Modo de preparação:
A massa e o frango foram retirados ao meio dia do congelador para fazer para o jantar e foi suficiente.
Piquei a cebola e refoguei com um pouco de azeite, juntei a farinha e mexi muito bem para incorporar, acrescentei a água aos poucos, de forma a ficar uma mistura bem homogénea e a polpa de tomate para dar um pouco de cor e sabor. Juntei então o frango apenas desfiado e fui mexendo, de forma que o frango se desfizesse um pouco, verifiquei temperos, como eram sobras de frango estufado apenas adicionei um pouco de piri-piri, mas podem juntar também metade de um caldo de carne, se acharem necessário e acrescentar mais água, depende da quantidade de frango, para que fique com um pouquinho pouco de molho. Mexer bem e deixar ferver mais 5 minutos, sem deixar agarrar.
Podem entretanto ligar o forno a 180º para ir aquecendo, esticar a massa e colocar o recheio até metade do rectângulo, cobrir com a outra metade, depois com a ajuda de um garfo, calcar as pontas de forma a não sair nenhum recheio. Pincelar com um ovo batido e polvilhar com sementes de sésamo ou outras as gosto, fica bonito e faz bem 🙂
Levar ao forno já quente até a massa folhar bem e alourar, sem escurecer muito.
Como sobrou um pouco de ovo de pincelar, coloquei numa forma de queques, com um pouco de sal e piri-piri, um pouquinho de frango e sementes de sésamo, fiz uma mini omelete no forno, ao mesmo tempo do folhado.
E assim se poupa, fazendo uma refeição de sobras, rápida e muito saborosa.
Podemos comer apenas assim o folhado e uma sopa, ou então acompanhar com arroz de ervilhas, por exemplo, também fica muito bom. Também é uma boa receita para levar na marmita 🙂
Aqui está, o recheio ainda no tacho, o folhado já a sair do forno e depois no prato, para verem como fica no interior.
Bom apetite 🙂
Deixa um comentário