
Certamente que já recebes-te muitas informações e novidades de campanhas “imperdíveis” da Black Friday, que é esta sexta-feira, aliás algumas lojas já estendem estas campanhas desde o início do mês, mas é importante ter algum controlo e não aproveitar para comprar tudo e ficar com o saldo a zeros.
Podes aproveitar para comprar coisas que necessitavas mesmo ou já estavas a pensar comprar antes destas promoções, não só porque está a 70% ou mais que vais encher a casa e toda a gente de presentes só porque foi barato, ou parece que foi, evitar o consumismo é uma das minhas formas de poupar.
Assim, esta semana é muito importante teres em atenção estas 4 regras para sobreviveres sem comprometer o teu orçamento familiar:
1. Comprar não é uma questão emocional nem de impressionar as outras pessoas, compra porque precisas do artigo, já queres comprar há algum tempo, precisas de renovação ou um presente para alguém:
- Não compres apenas porque os outros têm, ou porque alguém vai gostar, compra porque queres e gostas tu, não os outros, comprar não impressiona ninguém que já não goste de ti.
- Comprar não resolve os problemas do dia-a-dia, não é uma forma de aliviar o cansaço, as frustrações ou espaços vazios.
- Se estiveres triste ou mais em baixo, não compres, guarda para outro dia.
2. Faz uma lista do que pretendes comprar por categorias, o que não se incluir nesta lista é porque é uma distracção desnecessária:
- Compras de Natal, define na tua família se dão presentes a todos ou mais às crianças e define um presente para cada um, podes optar por presentes feitos em casa, bolinhos, bolachas, compotas, coisas feitas por ti que ficam mais económicas, mais úteis e menos desperdício, faz compras que evitem o desperdício.
- Produtos que precises fazer reposição (roupa, calçado, perfumes, cremes, sem exagerar na quantidade claro).
- Artigos que já andes a pensar comprar há algum tempo e estejam a bom preço (faz comparativos antes, pois por vezes os preços inflacionam e a promoção nem compensa assim tanto).
3. Define um orçamento de Natal, antes das promoções, assim não corres o risco de exagerar e ultrapassar e escreve tudo no papel (tem mais peso que se for feito no telemóvel):
- Define um máximo por pessoa
- Define um máximo para cada categoria do ponto 2
- Define um máximo do total a gastar na Black Friday
Estas metas vão ajudar-te a conseguir o controlo das tuas compras e evitar arrependimentos mais tarde.
4. Evita os cartões e crédito e as compras parceladas, o crédito ou as compras parceladas aumentam o custo da compra e a maioria das vezes, mesmo que aparentemente sem juros, são mais uma dívida para o futuro, por isso evita e compra apenas o que seja necessário.





Deixa um comentário