Tenho tantos kiwis que nem sei o que fazer com eles, os kiwis até são uma fruta que aguenta muito tempo, mas já ando a comer kiwis para aí desde Novembro e agora começam a aumentar o número de kiwis que vai ficando maduro, que é complicado saber onde os gastar e eu não gosto nada de deixar estragar, isso é que não.
Faço com frequência Néctar de Kiwi que é muito apreciado cá em casa, também comemos kiwis, de manhã, ao almoço e ao jantar e também ao lanche às vezes, kiwis, kiwis e mais kiwis, pelo menos andamos com os intestinos bem regulados
Já tinha andado a ver o que mais fazer com kiwis, ainda estou um pouco reticente em fazer o doce ou compota de kiwi que é da forma que conseguia gastar mais kiwis de uma vez, mas tenho receio que não seja muito apreciado por cá e mesmo para oferecer, não tenho assim muitos amigos ou familiares que gostem de compotas. Talvez experimente ainda este ano, mas pouquinha quantidade.
Decidi fazer então Bolo de kiwi e ficou muito bom.
Vi várias receitas, mas não havia nenhuma que me enchesse mesmo as medidas, por isso adaptei um pouquinho de várias que encontrei e saiu um bolo fantástico, se não fossem as sementes ninguém diria que era de kiwi, ficou muito saboroso e húmido e melhor de tudo, sem qualquer gordura 🙂
Ingredientes:
4 kiwis grandes
6 ovos
1 chávena e meia de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
Modo de preparação:
Descascar os kiwis, partir em pedaços e colocar no copo da varinha mágica, com 3 gemas e triturar até os kiwis estarem bem triturados, se preferirem podem juntar as 6 gemas como o kiwi. Eu bati as restantes gemas depois com o açúcar e de seguida juntei a polpa do kiwi, misturei tudo muito bem, juntar a farinha e o fermento (como estava em casa da sogra e ela não tinha fermento, juntei um poquinho de bicarbonato de sódio e ficou bom na mesma), misturar bem. Entretanto bater as claras em castelo e adicionar à massa, envolvendo cuidadosamente para ficar bem misturado.
Untar uma forma sem buraco com manteiga e polvilhar com manteiga, deitar o preparado do bolo e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 40 minutos, verificar com um palito se está cozido.
É importante que o forno esteja quente antes de entrar o bolo, para que este não fique enqueijado.
Um bolo fácil, rápido e muito saboroso.
Custo: Uma vez que esta receita foi mesmo para aproveitar kiwis e ovos também, agora temos tantos que até coloquei 6 para gastar mais, mas se fizerem a receita apenas com 5 fica bom na mesma, eu coloquei 6 para ficar maior e também para gastar mais ovos, são tantos que já nem sei o que fazer com eles. Por isso esta receita ficou apenas pelo custo do açúcar e da farinha, temos então um custo de apenas 0,60€, já contabilizando o tempo do forno. Para quem tiver que comprar ovos ficaria por 1,20€.
Bom apetite 🙂
Não tirei a foto logo e se não me apressava já não ia a tempo
E vocês têm mais alguma sugestão para gastar kiwis?
Deixa um comentário