A minha mãe tem um pessegueiro que deu imensos pêssegos e mandou-me um cesto enorme com pêssegos, comemos alguns, mas como os pêssegos são biológicos em poucos dias começavam a ficar podres, então pensei em arranjar uma solução para não desperdiçar, claro.
Compota usamos muito pouco cá em casa, por isso não me pareceu boa opção, então lembrei-me que tinha visto partilharem uma receita de sumo muito bom que se fazia na Bimby e ficava com consistência igual ao Compal, eu não tenho Bimby nem robot de cozinha semelhante, mas decidi arriscar a fazer o sumo mesmo no tacho e ficou uma delícia.
Aqui fica a receita, adaptada da Bimby para a versão mais tradicional.
Ingredientes:
600g de pêssegos descascados e descaroçados
50g de açúcar
1 litro de água
sumo de 1 limão (não usei)
Modo de Preparação:
Comecei por descascar e partir em pedaços todos os pêssegos, como estavam bem maduros foi fácil de retirar a casca, acabei por fazer o dobro da receita.
Depois de pesar para saber a quantidade de água e açúcar a adicionar, coloquei todos os ingredientes numa panela grande.
Deixei levantar fervura mexendo de vez em quando, depois de começar a ferver contei cerca de 30 minutos, já cheirava a pêssego bem cozido.
Triturei tudo com a varinha mágica, deixei arrefecer e depois basta colocar em garrafas de vidro, podem reutilizar as da polpa de tomate ou mesmo de Compal de compra, bem lavadas e esterilizadas. Caso usem o sumo de limão devem adicionar antes de triturar a fruta.
Esta receita rende cerca de 1,5L de sumo tipo Compal, muito saboroso, sem corantes nem conservantes e com menos açúcar que os de compra.
Aguenta uma semana no frigorífico, não testei mais.
Uma boa forma de aproveitar frutas e temos sumo sempre fresquinho e saboroso.
Podem utilizar também utilizar outras frutas a gosto como pêra ou manga.
Vai um copinho? Quem vai experimentar esta forma mais saudável de aproveitar frutos?
Brevemente partilharei novas formas de utilizar frutas e ideias bem fresquinhas para o Verão 🙂
Deixa um comentário