
Tenho muitos no quintal e como eles ficam todos maduros na mesma altura, nunca sei o que fazer a tantos, porque não da para comer todos de uma vez, então lembrei-me que poderia fazer um Doce de Dióspiro, decidi então fazer uma pesquisa pela internet.
No entanto, depois de uma breve leitura em vários sites em blogs, cheguei à conclusão que este doce é mais difícil do que eu pensava, e que, mesmo sendo os dióspiros bem maduros, o doce pode ficar com aquele travo a dióspiro verde, assim decidi-me por esta receita, que deu um bom resultado:
Doce de dióspiro com maçã
Retire o pé e a casca a 300 g de diospiros e corte-os em cubos, descasque também 200 g de maçã e corte também em cubinhos, junte 300 g de açúcar e leve ao lume. Mexa e deixe cozinhar lentamente até ficar no ponto, para verificar, retire um pouco para um prato, deixe arrefecer e passe o dedo, se fizer estrada estará pronto.
Se quiser pode juntar um pau de canela, ou polvilhar com o pouco de canela, conforme o gosto. A quantidade do açúcar também pode variar conforme o gosto.
Em vez de doce, pode também fazer um Bolo de dióspiro, aqui fica uma receita também:
Bolo de dióspiro
Retire o pé e a casca a cerca de 4 dióspiros bem madurinhos e parta-os em bocados. Bata uma gema de ovo e adicione progressivamente 250 g de açúcar, 2 colheres (sopa) de manteiga já derretida, a polpa dos dióspiros, 1 colher (chá) de canela, uma pitadinha de sal e a raspa de meia laranja e de meio limão. Bata bem, até que fique uma massa homogénea, misture 300 g de farinha e 2 colheres (chá) de fermento. Por fim, junte 1 chávena (de chá) de nozes picadas e misture bem. Bata uma clara em castelo bem firme, junte a massa anterior e envolva com uma colher de pau.
Leve a cozer numa forma untada e polvilhada com farinha, em forno médio, mais ou menos durante 1 hora. Antes de servir polvilhe com um pouco de açúcar em pó, caso queira.
Existem diversas formas de aproveitar os dióspiros, mas aquela que lhe permite aproveitar mais quantidade de diópiros é mesmo o doce.
Assim, se tiver em casa um diospireiro, não deixe que os frutos caiam para o chão de maduros e faça um belo doce
Deixa um comentário