A saga dos iogurtes

Última atualização em

/

,

Os iogurtes são também uma grande despesa alimentar no orçamento de muitas famílias, principalmente para quem tem crianças mas e não só. Cá em casa comemos sempre um iogurte por dia, cada um, pelo menos.

 

Por isso a minha tentativa de fazer iogurtes caseiros, porque além de ficarem mais baratos que os comprados, são também mais saudáveis, sem corantes nem conservantes e podemos inventar e fazer os mais variados sabores, mas isto era se eu conseguisse fazer iogurtes mesmo bons, iguais ou melhores do que os de compra, o que não tem acontecido.

 

A primeira vez que tentei fazer iogurtes caseiros foi já imenso tempo, mas por ter saído falhada e também por o J. não gostar de iogurtes naturais, fui sempre adiando novas tentativas. Não tenho iogurteira e por isso utilizei o método de colocar no forno depois de o utilizar, embrulhado numa manta. A primeira vez utilizei 1 l de leite, 1 iogurte e um pouco de açúcar, não juntei leite em pó porque não tinha e como tinha visto algumas experiências na web de pessoas que não utilizavam tentei, mas saiu furado, os iogurtes não ficaram com boa consistência, ficando quase líquidos, escorrendo da colher, eu ainda os comi, mas não estavam bem como queria. Fiz tudo conforme indicado mas não correu bem, então pensei que se na próxima usasse leite em pó correria bem, mas depois tinha a parte do J. não gostar de iogurtes naturais e fui adiando.

 

No outro dia vi uma receita de iogurte com groselha e lembrei-me e pensei que podia experimentar, desta vez também com leite em pó, pareciam bonitinhos quando tirei do forno, mas depois de estarem um dia no frigorífico continuavam moles, nada como eu tinha planeado.

 

Quase me apetecia desistir, mas eu gosto de insistir e pensei então que fosse do leite utilizado, sim da última vez tinha utilizado leite de marca branca, da primeira vez já nem me lembro. Então voltei a tentar na semana seguinte com leite de marca, Gresso que é o que mais utilizo. Utilizei um litro de leite, levei a aquecer e coloquei uma saqueta de chá de canela e mel para ficar com sabor, adicionei ainda um pouco de canela, açúcar, o leite em pó (duas colheres sopa), o iogurte, misturar bem e forno de um dia para o outro. Aproveitei o calor depois de fazer um bolo.

Foram para o frigorífico e no dia seguinte provei, deitei os frasquinhos até, para tirar uma foto e verificar se estavam sólido, o iogurte não caiu, fiquei super contente e pensei que era desta que tinha conseguido, finalmente. Coloquei a colher e estava melhor que os anteriores, já nem caia da colher, pensava que tinha conseguido finalmente, mas depois para o fundo já estava mole como os anteriores e continuava a escorrer um pouco da colher, nada como gostamos cá em casa. Estes o J. nem provou.

 

Fiquei mesmo triste, ainda não tinha sido desta. Utilizei iogurte sólido para que ficasse sólido, utilizei do Continente e mesmo assim nada, fogo e eu que até já sonhava fazer iogurtes gregos caseiros. Depois de mais uma pesquisa, li no blog da Ariana, que ela só tinha conseguido fazer iogurtes bons e sólidos com leite Mimosa, pronto quando voltei às compras já comprei um litro de leite Mimosa meio gordo para tentar, para ver se é desta que consigo. O tempo não tem dado para fazer a minha experiência, por isso aguardem pelo próximo episódio, que partilharei aqui e espero que seja bem positivo desta vez 🙂

 

Mais alguém com tentativas falhadas como eu na saga dos iogurtes caseiros ou têm conseguido sem problemas?

 

Eu até já pensei comprar uma iogurteira, mas depois fico limitada nos frasquinhos e os da iogurteira também são muito grandes, por isso bem que preferia esta maneira mais prática e económica, eu hei-de conseguir, afinal se os outros conseguem porque não consigo eu..

Cá estão umas fotos que tirei dos últimos iogurtes que pareciam bem sólidos, mas depois para o fundo do copinho não estavam {#emotions_dlg.serious}

 

 

Artigo publicado originalmente em

7 comentários a “A saga dos iogurtes”

  1. Avatar de Graziela Costa 🍒

    Olá Rosa. Olha o que te aconselho é mesmo a comprares uma iogurteira. Se vires no OLX tem lá e nem chegam a 20 euros. Eu tenho feito todas as semanas e saem perfeitos e acho que é mesmo essa a razão. Apesar de fazer os iogurtes naturais no fundo coloco sempre compota. Quanto ao leite podes usar gordo, meio gordo ou magro. Já experimentei com os 3 tipos e o melhor é mesmo o gordo, mas habitualmente faço com meio gordo.

    Já agora deixo-te a minha receita
    http://vidadedesempregada.blogs.sapo.pt/receitas-rapidas-iogurtes-caseiros-com-129452

  2. Avatar de Rosa Cristiana*

    Obrigada pela sugestão Graziela, ainda vou tentar mais esta vez, se não correr bem, acho que vou ter mesmo que comprar uma iogurteira, eu gostava tanto de fazer iogurtes caseiros dos bons, para depois transformar em iogurtes gregos, que adoramos cá me casa, mas são muito carotes os de compra.

  3. Avatar de
    Anónimo

    qq tipo de leite, um iogurte e sóooooo um colher de sopa de leite em pó e só uma colher de açucar porque…

    ~entendo o stress mas a verdade é que a iogurteira custou 23 euros não é muito para utilizações mesmo frequentes

  4. Avatar de Graziela Costa 🍒

    Pois nos gregos há quem coloque também natas para ficarem mais cremosos.

  5. Avatar de Ariana

    Olá Rosa Cristiana,

    também tive todos esses problemas quando me iniciei nos iogurtes caseiros, mas nota que quando consegui finalmente acertar, o leite que usei foi Mimosa, sim, mas leite Gordo, que meio-gordo também ficavam meio moles…

  6. Avatar de Rosa Cristiana*

    Ainda vou tentar mais uma vez então com leite gordo, mas fiquei convencida que a melhor forma será mesmo comprar uma iogurteira, pois com ela posso fazer com qualquer tipo de leite, e várias variedades sem problema 🙂

  7. Avatar de carla
    carla

    Eu comprei uma iogurteira por 20 euros na Radio Popular e os iogurtes ficam fantásticos. Para mim, o segredo está no iogurte usado. Algumas marcas brancas – dia, por ex, – não fazem bons iogurtes. talvez por terem menos bactérias para fermentar… . O melhor iogurte , para mim, é o da mimosa (natural) . E faço os meus iogurtes com leite marca branca magro. Não acrescento leite em pó. Ficam ótimos e sólidos!

Deixa um comentário

Acompanha todas as novidades, inscreve-te na Newsletter

Verified by MonsterInsights